TEATRO PARA DANÇAR

terça-feira, 31 de outubro de 2017

A Atividade teatral em Cabo Frio, não para!

"Teatro Quintal", "USIN4", "LD" e "SORRISO FELIZ" concentram boa
parte da atividade teatral independente de Cabo Frio. 
Desde 2015, quando os espaços independentes de teatro de Cabo Frio passaram a funcionar, a atividade artística voltada para o espetáculo cênico, ganhou força na cidade. Novos artistas surgindo e a consolidação daqueles que já faziam teatro ha muito tempo. A ousadia e atitude da iniciativa privada local, trouxe para o teatro alguns ganhos. Um deles é criar uma atividade constante, no fazer teatral, independentemente das ações governamentais. Espaços como "Teatro Quintal", "Espaço Cultural LD", "USIN4", "Sorriso Feliz" e a lona "Meu Vizinho Trapezista", estão reinventando a cultura teatral e circense, local.
Claro que o poder público pode desenvolver um papel mais agressivo nesta ação, porém, com o teatro municipal fechado ao público, a atividade artística vai ganhando outros contornos e, para o nosso setor, este é o momento de arregaçar as mangas e trabalhar por um teatro independente, vibrante e cheio de opções para o público e muitas alternativas para os jovens e adultos, da cidade.
Cabo Frio, conhecida no Brasil inteiro como a "cidade do prazer", onde turistas alcoolizados despejam lixo nas praias e com um índice alarmante de alcoolismo, encontra na atividade teatral grandes possibilidades. Jovens poderão ter outras opções que não apenas passar a noite em bebedeiras e bares. Mas poder curtir a liberdade de gênero e ampliar sua liberdade de expressão.
Curtir um peça teatral com artistas locais e de fora, fazer oficinas em diversos seguimentos, frequentar cineclubes e se reunir para namorar e jogar papos cabeça no ar. Tudo isso está fortalecendo uma juventude que quer muito mais do que, simplesmente, consumir produtos estrangeiros e virar as costas para sua cultura local/nacional. Aquela "velha Cabo Frio", das oligarquias e da falta de oportunidade artística, está cedendo lugar a uma cidade onde a juventude começa a fomentar atividades como sebos, brechós, circo, teatro, dança, e cursos livres por todos os lugares.
Cabo Frio está se tornando, também, a cidade dos Saraus. Com o "Flores Literárias" a todo vapor e o "Revira Volta", no famoso bar do Nicola. Uma programação de peso vai dando, cada vez mais, o mote para uma fúria criativa que começam ainda que, indelevelmente, delinear uma possibilidade econômica que, sem dúvida, ainda irá atrair, muito mais empresários da cidade, que, certamente, não vão querer perder o bonde da história.

Confira a programação do espaço Cultural USIN4.
Usin4 (Geraldo de Abreu, 4)


Dia 03 e 04/11 às 20 horas
POR MARES NUNCA DANTES NAVEGADOS
(Espetáculo teatral poético em cima da obra Os Luzíadas de Camões. E mais, caldos, petiscos portugueses e bebidas)

Dia 16/11 às 19:30 horas
CINE MOSQUITO 72
(Mimica dos filmes, poesia, teatro, varal da arte, mostra indígena, curtas metragens
 E mais, petiscos e bebidas)

Dia 18/11 
Às 15 horas
O CORPO E SUA ENERGIA CRIADORA 
(Work shop de vivência poética, acolhimento, expressão e harmonização energética)
Ás 20 horas
BENNU performance solo sobre renascimento e sua energia criadora, noite de autógrafo com a poeta, artista e especialista em Terapia Através do Movimento Rachel Castro de Queiroz

Dias 25 e 26/11 às 18 horas
VIAGEM AO MUNDO DA MÍMICA
(espetáculo infantil que conta a história da mímica no Brasil e no mundo. E mais, pipoca, petiscos e bebidas)

Dia 08/12 às 19:30 horas
CINE MOSQUITO 73
(Mimica dos filmes, poesia, teatro, varal da arte, mostra indígena, curtas metragens. E mais, caldos, petiscos e bebidas)

Dias 9 e 10/12  ás 19 hs
 AS AVENTURAS DO SR. GALANTE 
(Espetáculo que reconta com jogos corporais e brincadeiras dois contos da literatura infantil. E mais pipoca, petiscos e bebidas)

Dia 16/12 às 20 horas 
CLUBE DO TEATRO III ( Apresentação sequencial de várias cenas teatrais curtas, exposições visuais e literárias. E mais, caldos, petiscos e bebidas)

Maiores informações:
usin4artes@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário