TEATRO PARA DANÇAR

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

OFICENA Encerrará o ano com Maria Clara Machado, Nelson Rodrigues e Molíère!

A dramaturgia é a arte do teatro por excelência, com um bom dramaturgo, fica praticamente "fácil" contar uma boa história e é isto que o OFICENA fará, neste final de ano. Dias 08, 09 e 10 de dezembro, o retorno do OFICENA à praça da Cidadania para mostrar ao público de Cabo Frio a obra de Molière (Médico à Força) e Maria Clara Machado (Tribobó City) e uma leitura dramatizada de Nelson Rodrigues, texto ainda a escolher.
Desde a retomada, em 2013, muita coisa boa acontecendo no mundo do teatro de estudante de Cabo Frio, o OFICENA, dando sua contribuição, se reinsere na tradição do teatro local, buscando sempre uma dramaturgia de peso, para dar aos jovens e adolescentes, acesso ao que se produz de melhor, no mundo dos escritores de teatro. Por isso optamos, desta vez, por três nomes de peso e os alunos, contra toda forma de dificuldade, se aprimoram a cada dia. Será um belo encerramento de ano. 
TODOS ESTÃO CONVIDADOS, anotem em suas agendas.

Maria Clara Machado: Mineira, de Belo Horizonte, nasceu em 1921 e faleceu em 2001, considerada a maior dramaturga e diretora de teatro infantil, é, também, fundadora do Tabalado, escola por passaram alguns dos grandes nomes do teatro brasileiro. Escolhemos a peça "Tribobó City". Trabalho cheio de energia, muita sensibilidade e criatividade. Os alunos do OFICENA - Turma da Tarde, estão ensaiando com muito afinco.

Alunos da tarde, preparativos para apresentar "Tribobó City" de Maria Clara Machado.
Marco da dramaturgia infanto-juvenil.


Molière - Jean-Baptiste Poquelin: Nascido na França, em 1622 e falecido em 1673, Molière é considerado um dos grandes nomes do teatro mundial, tanto como ator, diretor e dramaturgo, Foi autor das peças que representou, com sua Cia. de Teatro. Dizem que morreu no palco e o é atribuído a ele o famoso cumprimento do teatro "Merde" referindo-se à quantidade de cavalos enfrente ao teatro, o que poderia significar casa cheia e, portanto, prosperidade para os artistas. Dele, o OFICENA escolheu a peça "Médico à Força".


Alunos de 2017, turma da Noite, depois de mergulhar na leitura da obra de Molière, preparativos para levar ao palco: "Médico à Força".

Nelson Rodrigues - Nascido em 1912 e falecido em 1980, Considerado, por muitos, como o maior dramaturgo brasileiro, sua obra é polêmica e mergulha fundo nas neuroses da classe média carioca. Embora seu teatro tenha um ar bem carioca, ele nasceu em Pernambuco, em 1912, passou grande parte da vida no Espírito Santo e realizou sua obra no Rio de Janeiro, onde influenciou profundamente o teatro brasileiro a partir da década de 50. Os alunos ainda estão votando qual de suas peças sera montada. Depois de um mergulho na leitura de sua obra completa, a dúvida paira no ar. Optamos por montar "O Anjo Negro", uma peça de 1946, cuja temática permanece mais que atual.

Alunos do Núcleo Avançado, preparam uma leitura dramatizada de Nelson Rodrigues, qual será a peça mais votada?

Nenhum comentário:

Postar um comentário