TEATRO PARA DANÇAR

domingo, 12 de março de 2017

IFFCENA - Um Grito de Liberdade.



Sim, eles são adolescentes, estão descobrindo a vida, mas não estão deslumbrados. Seus pés no chão, mostra-lhes, apenas, que a arte é urgente. É alimento para o coração é um exercício de aquecimento da alma e do coração e a transposição de uma vida passiva para uma vida ativa, focada na participação política, existencial e criativa. Com 2 anos de idade, o IFFCENA já tem muitas histórias pra contar.
Aos poucos, sua participação política e artística, dentro da escola, vai sendo, cada vez mais, respeitada e acolhida, tanto pelo corpo docente, quanto pelos colegas em sala de aula. Eles são teimosos, e vieram pra ficar!


Descobrindo o teatro, vivendo a magia da arte - Isto é o IFF CENA

O público no Teatro Municipal, prestigia o IFFCENA
Quem circular pelos corredores do IFF de Cabo Frio, vai se deparar, pelos corredores, com uma turma "diferente", é a galera do teatro, como são chamados pelos corredores e guetos da escola. Com olhos atentos, coração afinado e muita energia criativa, a "turma do teatro" é composta por 20 jovens que resolveram se dedicar à vida artística, dentro de uma escola de conteúdo puxado. 
A dois anos atrás, quando o IFFCENA começou, o aluno Alex Pinheiro, era apenas um menino curioso mas que já deixava sua marca, transformando sua presença sempre numa show de argumentação e reflexão sobre o fazer, o existir e o estar. O nível alto de reflexão, não era uma qualidade apenas do jovem Alex, todos os jovens que afluíam para o IFFCENA tinham algo de diferente. Apesar de ter de se dedicar a um padrão altíssimo do currículo escolar, traziam consigo a marca da melancolia filosófica, algo fundamental para fazer teatro.

Discussões na roda, após exercícios
teatrais.
Alguns tímidos, outros nem tanto, o fato é que, ao estrearem, em 2016, com o espetáculo "Estação Poesia", foram fortemente aplaudidos pela equipe de professores e alunos da escola. No mês seguinte, novembro, apresentaram o espetáculo no Teatro Municipal de Cabo Frio,
no IV FESQUIFF, diante de uma platéia atenta, cheia de fé e amor na arte do teatro. O resultado, não poderia ser melhor. Um público vibrante, descobrindo o tesouro do teatro estudantil de Cabo Frio. Um grupo que se afirmou, após dedicar-se de coração e alma a um empreendimento únivo, o de se tornar o primeiro curso de teatro do IFF de Cabo Frio.
Atualmente, com fortes vínculos, o grupo ganha força com a presença renovadora de novos alunos e a cada momento, restabelece energias para fazer sua nova viagem teatral. Criar um novo espetáculo, pesquisar novas possibilidades e se reinventar no processo de "Ser ou não ser". Alguns, com certeza, já pensam em fazer teatro para o resto da vida, mas isso não importa. O IFFCENA é feito do agora, e, no momento, são as descobertas de si mesmo, o que, de fato importa, para esta geração que já está dizendo a que veio.

(Jiddu Saldanha - Blogueiro e Professor de Teatro)

Estação Poesia, o primeiro espetáculo do grupo - Sucesso no Teatro Municipal de
Cabo Frio depois de estrear no sarau do IFFCENA.

Um comentário: