TEATRO PARA DANÇAR

domingo, 1 de outubro de 2017

Yuri Vasconcellos - Arte como nunca.

Quem conhece Yuri Vasconcellos sabe o quando ele é um militante ativo da cultura local, tanto como gestor e produtor, quanto como artista. Este é um cara que, podemos dizer, e realmente multimídia. Conhece a fundo vários "fazeres artísticos" e é profundamente participativo nas artes de Cabo Frio. Por isso, sou seu fã de carteirinha. Gosto da pessoa e do artista. Mas tem também o lado político, disso, já não entendo muito, mas sei que Yuri é um guerreiro que nunca abandona seu posto!

Junto com José Facury e Italo Luiz Moreira, ele foi um dos arquitetos do atual OFICENA, lutou como pode, passou a bola e a fila seguiu, mas o que é mais bonito, na história deste grande artista, é sua criação e reinvenção estética; e só por isso, ele merece um grande abraço de aniversário, ainda que um pouco fora do prazo!
Seu trabalho como artista gráfico está cada vez mais maduro e sempre limpo, com traços que segue o melhor da tradição brasileira, muita poesia e percepção, para registrar momentos que só ele sabe ver, com seu olhar único. Seu traço registra a crônica cotidiana da cidade, onde ele publica na sua badaladíssima página COLETIVO SOLO, da qual sou fã... 
Também curto muito o seu trabalho como PALHAÇO MEIXIRICA, que tem um dos mais belos figurinos de palhaço que já vi. Caprichado, com um olhar cênico estético único, o Mixirica é um palhaço que se impõe como um alter ego do próprio Yuri, o Mexerica pinta o 7, literalmente, um palhaço que além de belíssimas e inventivas gags, faz de sua performance, um exercício de habilidades que só ele tem.
E por último, seu trabalho como Contador de Histórias é um dos melhores que já vi. Boa memória, ele traz para o palco o que Mari Damasceno traz para os livros. É muito bonito ver alguém tão apaixonado por uma cidade. O polêmico Yuri é também um agitador cultural que produz eventos como FESQ e FESTSOLOS, sua atitude diante da arte é sempre um exemplo a seguir.

(Jiddu Saldanha - Blogueiro)

Um comentário:

  1. Só lendo e relendo um texto tão carinhoso, posso refletir que a caminhada está indo bem, e precisa ainda de muitas construções e passar por um tanto de pontes, mas é isso que vale!! Abração

    ResponderExcluir