TEATRO PARA DANÇAR

terça-feira, 3 de julho de 2012

Niterói em Cena se afirma como um dos grandes festivais do Rio de Janeiro.


O Festival não esqueceu das crianças
e adolescentes, vale conferir.

Niterói em Cena, em sua 5ª Edição está ousando cada vez mais, a equipe decidiu partir pra cima: Criando junto com a mostra de tradicional de esquetes uma mostra infanto infanto-juvenil além do prêmio Dramaturgia. Com uma logística complexa e movida principalmente por paixão pelo teatro,  a UTOPIA PRODUÇÕES tem mais um ano de entrega visceral ao teatro. 

"Uma História Oficial" com o Cortejo Cia. Teatral
será apresentada dia 13, sexta: Direção de Rodrigo
Portella
O Festival Niterói de Esquetes agora é Niterói em Cena. O Festival cresceu e além dos tradicionais esquetes, proporcionará ao público da cidade de Niterói a Mostra Infanto-Juvenil (esquetes para crianças e jovens) e a Mostra de Peças Adultas. Além disso, implementamos um prêmio que contemplará jovens autores teatrais: o Prêmio Dramaturgia.
O Festival será realizado no Teatro Municipal de Niterói entre os dias 4 e 15 de julho, conforme programação abaixo:
·                   dias 04, 05, 06, 07 e 08 de julho (quarta a domingo), às 20h – Mostra de Esquetes Adultos. A cada dia, seis esquetes se apresentarão no Festival. É importante ressaltar que estes trabalhos possuem gêneros e linguagens artísticas distintas, cumprindo o objetivo de representar um panorama do que é produzido teatralmente.
·                   dias 07 e 08 de julho (sábado e domingo), às 16h - Mostra de Esquetes Infanto-Juvenis. Destinada ao público infantil e jovem, esta Mostra trará esquetes que dialoguem com este universo. Assim como a Mostra Adulta, trará trabalhos com temáticas e linguagens diferentes, o que enriquecerá muito a experiência da plateia, que entrará em contato com a diversidade teatral.
Dia 14, um texto do consagrado autor Jô Bilac com
o grupo "Os Despretensiosos" direção de Paulo Merísio
O Festival de Esquetes está na 5ª edição e é um enorme sucesso na cidade entre o público, que já se acostumou ao formato de peças curtas e divertidas. Agora, as crianças e adolescentes também poderão curtir este formato da produção teatral. Boas risadas são garantidas! O apresentador performático anima a todos com seu humor baseado no improviso, na acidez e na alegria dando ao evento um clima leve e descontraído.
Idealizado em 2005 pelo produtor Fabio Fortes, com a intenção de inserir Niterói no roteiro de encontros teatrais do país, o projeto proporciona o encontro e a troca de experiências entre artistas e produtores culturais vindos de diferentes municípios. Este ano, o evento cresceu, alçando voos mais altos com a implementação de novas categorias que prestigiam crianças e jovens, com a Mostra Infanto-Juvenil; valorizam a arte dos dramaturgos, com o Prêmio Dramaturgia e abrem espaço para a apresentação de montagens de peças longas, com a Mostra Adulta - Peças. Esta última, será ampliada nas próximas edições e quem se beneficiará disso é, fundamentalmente, a população de Niterói.
Poderão ser vistas apresentações de grupos teatrais de cidades como: Niterói, São Gonçalo, Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo. Também participarão atores de outros estados, incluindo amadores e profissionais, bem como grupos teatrais de escolas de Teatro como Tablado, Martins Penna e UNIRIO.
Como se tudo isso não bastasse, ao final de cada dia, temos um debate entre artistas, críticos e público para discutir o que foi apresentado, falar sobre as escolhas e linguagem de cada grupo e debater, de modo geral, o cenário teatral. O público poderá opinar, tirar dúvidas, conhecer a trajetória dos que se apresentaram e, ao final, votar em seu esquete favorito para eleger a melhor cena segundo o Júri Popular. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário