TEATRO PARA DANÇAR

segunda-feira, 2 de julho de 2012

ESLIPA - Escola Livre de Palhaços, oportunidade para quem quer vivenciar a arte da palhaçaria!

Aulas intensas, convívio com mestres e uma taxa de quase
100% de permanência, mostra uma escola com pedagogia
contemporânea!
Certamente que o ano de 2012 será um marco para a história do circo-teatro no Rio de Janeiro, mais que isso, um ano em que não só aprovou-se a lei que permite aos artistas trabalharem nas ruas sem serem molestados pela polícia que, agora, “passou para o nosso lado” (,Lei do Artista de Rua, Nº 5429), mas também pelo fato de que foi ano em que se criou a ESLIPA, “Escola Livre de Palhaços”, que era um sonho antigo do grupo OFF SINA. A escola foi inaugurada no início do ano e está a todo vapor! 

Já logo de início, constamos que a ESLIPA é um espaço de inclusão artística e com grande potencial de beneficiamento dos artistas que vivem no interior. Com um horário flexível e totalmente focada no compromisso, a escola vem mantendo, desde seu início, praticamente 100% dos alunos que se matricularam e, o que é mais bonito ainda, está se fortalecendo, criando regras coletivas que estimulam um pensar livre e um compromisso real, sem vícios de relacionamento entre professor e aluno. 
Durante a semana de convivência com um mestre, os alunos já tiveram acesso a nomes de peso da arte do circo, teatro, mímica além de contato com teóricos que estão ajudando a pavimentar e estruturar o caminho artístico escolhido por quem faz parte da ESLIPA; e isso não é pouco, considerando que a arte da palhaçaria ainda carece de escolas no Brasil. 
A forma de iniciar as aulas é totalmente ritual, permitindo rodas, sentar no chão e manter uma comunicação multilateral com uma interlocução entre alunos e professores, um ambiente onde não se ensina e sim aprende-se o tempo todo e juntos, alunos e mestres, fazem fluir o conhecimento e promovem descobertas incríveis para a arte do palhaço. 

Espaço para troca de idéias e tomada coletiva de algumas decisões
faz os alunos exercitarem seu pertencimento a este belo projeto!
Depois de intensa convivência e troca no espaço das aulas, os alunos fazem experiências nas ruas, guiadas pelos mestres e ainda desfrutam do espaço cativo pelo grupo Off Sina, no Largo do Machado, onde existe uma programação regular de apresentações tanto do grupo em si, como de convidados ilustres e todos abertos para a participação coordenada dos alunos que, inclusive, já fizeram um belo espetáculo dirigido pelo palhaço Biribinha!

Para mais informações sobre a ESLIPA, visite o blog do gruo Off Sina

CURTA DOIS VÍDEOS SOBRE A ESLIPA FEITOS PELA TV POSSÍVEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário