TEATRO PARA DANÇAR

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Três Damas Negras do Teatro, da Região dos Lagos.

Rafaela Solano - Experiência, continuidade e dedicação
ao teatro da Região dos Lagos.
Rafaela Solano. Quem conhece seu histórico, seu trabalho, sabe o quanto ela se dedica ao teatro, não apenas de Cabo Frio, mas da região toda, com destaque para São Pedro da Aldeia, cidade onde mora. Lembro dela, sempre focada e com uma agenda bem vibrante, para o padrão da região e já tive o privilégio de vê-la ser premiada em alguns festivais.
Por aqui, ela já trabalhou com quase todos os diretores: Já fez teatro com Silvana Lima, no grupo Creche na Coxia, com Rodrigo Sena, Italo Luiz Moreira, Marcelo Tosta e, claro, mantém parceria duradoura com Cesar Valentin, com quem divide o grupo FABRICARTE. Comigo ela já fez um filme, digo, um videoclipe. A canção "Maria das Quimeras", poema de Florbela Espanca, musicado e cantado pela capixaba Andra Valladares, traz em sua ficha técnica a presença estupenda desta atriz tão amada.
Rafela Solano sempre sempre circulou pela ecologia artística de Cabo Frio e, faz questão de dizer, que gosta de experimentar diversos estilos e conhecer formas diferentes de fazer teatro. Quando a gente menos espera, ela surge sempre com uma novidade. Ela já tem um fã-clube de pessoas que sempre esperam seu novo trabalho acontecer. 
Em 2016, Rafa, como a chamamos carinhosamente, estreou um lindo trabalho de palhaçaria com Dio Cavalcanti, o hilariante e divertidíssimo "Ambulatório de Palhaços", com quem criou performances muito bonitas e se descobriu palhaça, embora esta arte, ainda esteja um pouco restringida na cidade, mas já vai dando sinais de robustez, principalmente pelo trabalho do querido palhaço Rufino Rufino e a Cidade de Palhaços.

Clique para ler e curtir

Camila Teodoro - Creche na Coxia, Prática de Montagem e
muito amor ao teatro.
Camila Teodoro. A atriz do grupo Creche na Coxia, está sempre presente, embora discreta, na cena teatral da cabofriense. Sempre que vou ver algum trabalho interessante, ela está lá, presente e muitas das vezes, no palco. 
Não é muito chegada a badalação, quase não aparece nas noitadas, mas isso não importa, é óbvio que o palco é seu lugar. Já assisti alguns trabalhos com ela: A cena curta "O Velhinho e a Morte", de Silvana Lima, montagem de 2015, onde Camila executou complexa partitura corporal e contracenou com atrizes experientes como Júlia Lima, Vivi Medina e Marcelas Rimes. 
O trabalho produziu encanto e rendeu muitos prêmios ao grupo Creche na Coxia, além de uma apresentação extra, numa programação especial de 2016, numa troca de figrurinha com o TCC - Teatro Cabofriense de Comédia.
Na prática de montagem do Teatro Quintal, pude vê-la brilhar no inesquecível "Bailei na Curva", de 2016, e, recentemente no impagável "Aurora da Minha Vida", de Naum Alves de Souza, onde atuou em diversos personagens, mostrando não apenas a capacidade camaleônica de se desdobrar no palco, como também, seu caráter artístico, típico de quem está se fortalecendo cada vez mais, conforme vai pegando novos desafios pela frente. Assisto Camila Teodoro desde sua adolescência, bom vê-la desabrochar na arte da atuação e, hoje, ela é uma jovem focada no ofício.
Certamente, orgulho da comunidade negra de Cabo Frio, uma atriz de grande futuro.

Nara Lumière - Teatro com Temática Negra, videoclipes
 e cinema. 
Nara Lumière - A jovem Aldeense, estudante do OFICENA, causou sensação, em 2016, quando passou a frequentar o teatro municipal de Cabo Frio. Seu carisma, presença e paixão arrebatou uma legião de fãs, junto aos realizadores da cidade. No mesmo ano, 2016, foi destaque na peça "O Navio Negreiro" de Castro Alves, dirigida por mim e Yuri Vasconcellos. Uma montagem que mexeu na estrutura do curso livre do teatro municipal, na época. Logo em seguida, Nara passou a frequentar a vida teatral da cidade, iluminando-a com sua presença carismática e forte.
Em 2016, ela arrancou aplausos e suspiros de toda uma geração presente no "Poesia de Cena", evento lítero-teatral, que acontece a cada dois anos. Neste evento, Nara mostrou dois poemas de sua autoria, com interpretação própria, mostrando sua forte energia e verve de atriz. Já no início de 2017, abriu o ano fazendo parte de dois videoclipes do projeto Cinema Possível: "Alma Lavada" de Paulo Ciranda e "Eu Quero o que Era Meu" de Daniel Guerra, onde fez brilhantíssimas performances. 
Recentemente foi convidada pelo professor Italo Luiz Moreira, a fazer parte do primeiro grupo de teatro com artistas e temática eminentemente negras, da região. Muita pesquisa e preparação para trabalhos que estão chegando por aqui, inclusive um filme com um diretor de São Pedro da Aldeia, mas não posso dar detalhes, por enquanto.
Nara esta construindo sua história com amor e, por onde passa, sempre deixa a marca da sua presença forte. Focada. Comprometida não só com a arte mas, também, com questões referentes ao povo negro e à militância contra todos os tipos de preconceito.


Clique para ler e curtir

_________________________________________________________________________

Curta Rafaela Solano no videoclipe 
MARIA DAS QUIMERAS


Curta Nara Lumière no videoclipe
ALMA LAVADA





Nenhum comentário:

Postar um comentário