A Bailarina ou
o Inventário dos Guardados da Caixinha de Música.
Grupo –
Interferência Teatral
Texto –
Rafael Cal
Elenco –
Renata Egger
O Texto de Rafael
Cal se mostrou maduro, com camadas bem delineadas de uma tensão
contida. A interpretação da atriz Renata Egger esteve à altura da
proposta, seus traços contidos e sua gestualidade econômica tiveram
momentos de explosão na hora certa, destaque para a voz, que
apresentou uma boa inflexão e se manteve até o final.
Atentar para a
exploração de planos diferenciados durante a cena ao invés de
manter o excesso na postura de bailarina de caixinha de música
apenas, seria interessante construir uma corporalidade versátil sem
perder o signo princial, explorando os planos alto, médio e baixo
com mais equilíbrio.
***
Burburinho –
O Pássaro do Amor.
Grupo -
Alcoviteiros
Texto –
Paschoal Meato
Diretor –
Paschoal Meato
Ótima releitura
resumida de Romeu e Julieta e Otelo, de Shakespeare para uma
realidade cômica e gay, mas muito mais focada na diversão do que na
propaganda panfletária da preferência sexual das persoanges. Toda a
cena transcorre de forma natural, propondo, num certo sentido, uma
sociedade sem preconceitos.
Direção ágil,
equilibrando bem a caixa cênica e o desempenho dos atores. Destaque
para a interpretação istriônica de Pachoal Meato, que dirigiu e
adaptou o texto também.
Ficar atento aos
estereótipos, megulhar fundo na pesquisa e ensaiar bastante para
retirar o máximo de “gordura” do espetáculo, que, em algum
momento, pareceu se arrastar.
A Jornada
Grupo – Cia
Ratos de Palco
Texto – Diogo
Nery
Direção –
Diogo Nery
Bom desempenho do
elenco, que esteve equilibrado no palco, contando juntos uma bela
história que foi capaz de encantar crianças e adultos. A
dramaturgia é muito mais em forma de roteiro do que, propriamente um
texto teatral, no entanto é um trabalho que flerta com o público,
do começo ao fim. Destaque para a ótima intervenção de platéia,
onde, a pessoa escolhida do público passa a compor o elenco da peça,
do começo ao fim.
O grupo deve ficar
atento à vocalização em cena, as vozes, a pesar de falarem por
onomatopéia, precisa ser audível e chegar até o público com
clareza de intenções.
Madame
Perversus
Grupo: Juvêncio
Produções
Autor –
Fabricio Bitencourt
Diretor –
Fabricio Bitencourt
O espetáculo tem
ótimos posicionamentos de elenco no palco, utilizando, através de
uma cenografia bem prática e útil, várias possiblidades de uso do
palco. A composições de entradas e saídas das personagens são
ricas e o figurino é condizente com a história contada. A
dramaturgia é densa e bem elaborada.
Ficar atento ao
ritmo da cena e melhorar o uso da voz, em alguns momentos as falas
ficaram inaudíveis, fazendo com que algumas palavras se perdecem o
que ocasionou um pouco de confusão na hora de degustar o trabalho
autoral. Destaque para a atriz Miliane Bodnarasec que fez uma
impactante composição da personagem central da peça.
Entre Amigas
Grupo – Cia
Inversus
Texto –
Gabrielli Leite
Diretor – Cia
Inversus
O grupo funciona
bem como um coletivo, conseguindo bons resultados. Destaque para o
revesamento de atores interpretando os mesmos personagens, conferindo
ao trabalho um ritmo interessante. A Vocalização, entretanto,
precisa ser levada em conta, pois, o posicionamento no palco fez com
que as vozes, em algum momento desaparecesse e o texto ficasse
inaudível.
O Elenco rendeu
bem, mas pode treinar e coreografar mais cada momento para que o
trabalho ganhe mais ritmo.
Os Rumos da
História
Cia – Sem
Lenço
Autor – Max
Oliveira
Diretor – Max
Oliveira
O texto tem uma
ótima quebra em seu ritmo que, no início, parece maçante
(propositadamente) até o elenco se rebelar contra o narrador, a peça
faz uma leve referência ao teatro de Pirandelo e dá ao público uma
boa degustação de uma dramaturgia bem construída. O público
acolheu bem o trabalho que se comunicou de forma criativa.
Faltou pesquisa de
figurino e usar melhor os recursos do teatro (iluminação) em alguns
momentos o trabalho pareceu se arrastar. O grupo investiu claramente
num tipo de investigação cênica mas correu pareceu ter abandonado
a cena no meio do caminho. Fica a sugestão para que a ideia central
da direção não se perca.
Desgosto de
Filha
Grupo - Cia
Psicoloucos
Autor – Oscar
Calixto
Diretor –
Oscar Calixto
Trabalho bem
estruturado na dramaturgia e composição cência, com boas marcas,
ótimos desenhos e boa movimentação no palco. O elenco equilibrado
e bem diverso só enriqueceu a comédia. A cena fez um bom uso da
iluminação, compondo um ótimo visual no palco. Destaque para a
surpresa do texto que usou o recurso da “grande virada” e assim,
romper com o estereótipo da sexualidade como tabu.
A peça se insere
numa máxima Junguiana: “Quando o estereótipo age ao contrário, o
imaginário vai ao infinito”. Ao mexer com o imaginário do público
a platéia se sentiu valorizada e passou a ver o que parecia ser
apenas uma comédia, como alguma coisa para se pensar a mais. O tom
provocativo acabou reforçando todo o trabalho que fechou bem.
O grupo pode
melhorar o trabalho de vocalização e deve ficar atento aos objetos
usados, na cena do jantar a comida é verdadeira, o que pode mexer na
concentração do ator, por isso, o trabalho não pode cessar nuca.
(Jiddu Saldanha –
Debatedor.
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