Até aqui, o OFICENA vem sobrevivendo a fortes crises econômicas. Apesar disso, não deixa de se reinventar e cumprir sua missão mais importante, iniciar adolescentes e jovens de Cabo Frio e região, na complexa tarefa do Fazer Teatral. Apesar de ser um curso glamuroso e divertido, o curso oferece uma agenda de desenvolvimento para o jovem aprendiz de teatro, onde nada vem fácil. Tudo é fruto de muito trabalho, pequisa e, principalmente, SEGURAR NA MÃO DO AMIGO para, juntos, gritar... "Merdaaaaa"!
Uma Leitura Dramatizada que promete ser um espetáculo à parte... Foto: Nathally Amariá |
Leitura dramatizada uma tradição dentro do Oficena-Curso Livre de Teatro da Secretaria Municipal de Cultura de Cabo Frio.
O estudo é o motor da atividade humana, que visa trazer o conhecimento. Dinamizamos suas etapas para a construção da cena teatral. É por isso que o oficena desenvolve a atividade dramatúrgica como forma de equipar o aluno. O texto escrito é uma das mais poderosas ferramentas do teatro.
ASSIM SURGIU O NUDRA- NÚCLEO DE DRAMATURGIA LIVRE
Desde da sua fundação, já foram escritas mais de 250 peças textos. Todos desenvolvidos pelos atores alunos do OFICENA. A leitura dramatizada é, hoje, parte integrante da agenda do curso. Os estudantes fazem a leitura pública de suas obras escritas durante os encontros promovidos pelo NUDRA. Para este ano o oficena traz um ar de espetáculo. A leitura como forma de encantamento, que inclui o desfile artístico pelas ruas de Cabo Frio, até o local onde o evento vai acontecer.
Com isso destacamos o trabalho autoral do aluno e mostramos a qualidade da temática local, uma espécie de pesquisa do inconsciente autoral, da juventude que faz teatro em Cabo Frio.
ALUNOS ADULTOS - Turno da noite.
Anderson Souza, Caio Danarim, Celso Guimarães, Dandara Melo, Daniel Simões, Danilo Tavares, Jean Monteiro, Júlia Marques, Letícia Ferreira, Lucas Soeiro, Raphael Araújo, Rubenig Rodrigues, Tamires Borges e Wallace Matheus.
![]() |
Os alunos da tarde, formam o NUDRINHA, e cada trabalho dramatúrgico surge a partir de improvisações que resultam na criação e escrita coletiva dos textos teatrais. Foto: Jidduks |
NUDRINHA : Turma infanto-juvenil, tarde.
O “Nudrinha” é a forma carinhosa como chamamos a atividade dramatúrgica dos alunos da tarde, infanto-juvenil, nele as discussões acontecem durante as aulas de interpretação como exercícios de improvisação de cenas. Assim surge a elaboração dos textos, de forma coletiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário