TEATRO PARA DANÇAR

quinta-feira, 5 de junho de 2014

10 Anos depois, o professor e diretor Italo, tira da gaveta seu texto "Movimentos".

Fiel a suas raízes artísticas e esteticas, Italo é desses mestres que ensina tudo o que sabe, vibra com a paixão dos alunos, mas não passa a mão na cabeça de ninguém. Sua aula é rigorosa e busca sempre a excelência.

Alunos e público atento, Italo conversa sobre seu processo criativo na dramaturgia e oferece uma noite de leitura dramática com rigor, e foco na concentração dos atores.

Dia 02 de junho  os alunos do OFICENA e o público convidado, tiveram uma feliz e grata surpresa; presenciaram a leitura dramática de um dos textos mais emblemáticos do professor e diretor de teatro Italo Luiz Moreira. A peça "Movimentos" contou com a presença de Gustavo Vieira, Claudia Mury e Danieli Gome. De cara, deu pra perceber a qualidade da leitura. Os atores, integrados, concentrados e muito a vontade no palco, mostraram um rendimento acima do esperado. O resultado foi o impacto da leitura, o texto ficou claro e o impacto da história foi na víscera do público, que terminou a noite, completamente energizado, alimentando com o entusiasmo o debate que veio logo a seguir.
O projeto de mostrar o trabalho para o OFICENA faz parte de um conceito pedagógico que chamamos de Aula Prêmio, onde, desloca-se o foco da aula para uma vivência diferenciada, já que temos uma rotina de estudos. Esse deslocamento de foco, para ampliar a visão dos alunos, já foi feito com vários nomes do teatro local e também do Rio de Janeiro. 
Em 2013, o conceito de Aula Prêmio inaugurou com uma palestra de Yuri Vasconcellos e Pablo Alvarez. Eles discorreram sobre produção, detalhes de como fazer um evento artístico dar certo; depois, tivemos a magistral aula do cenógrafo e diretor de teatro (hoje secretário de cultura) José Facury, que nos deu uma aula singular, sobre a composição de personagem a partir dos animais do horóscopo chinês. Uma aula rica em técnica e com uma abordagem que deixou os alunos "plugados" na proposta. Posteriormente, tivemos uma aula prêmio com o professor  Sergio Telles, do Rio de Janeiro, que nos brindou com uma vivência sobre cenografia, a aula foi rica em conteúdo e cheia de curiosidades no entorno da construção de cenário para peças de teatro.

Danieli Gomes, Claudia Mury e Gustavo Vieira, leitura concentrada e focada na qualidade do texto, sem perder a individualidade de cada interpretação, prenúncio da montagem de "Movimentos", ainda para este ano.
Em 2014, nossas aulas prêmios foram se diversificando Um ano depois de muita atividade, os alunos do OFICENA estão amadurecendo, oferecem uma estrutura psicológica para os novos alunos e ao mesmo tempo, começam a dar voos necessários, na busca da definição de um trabalho voltado para a construção de uma psicologia vivencial de um teatro que começa a gerar frutos, dentro da cidade.
Desde a primeira aula prêmio, quando ainda estávamos engatinhando no que sonhávamos para o OFICENA, até a leitura dramática da peça "Movimentos", passaram-se um ano e meio, e nesse período, o nascimento de um curso livre, ajudou também a construir a figura do diretor professor, com uma visão que engloba o aprender e o fazer teatro, mas também o inspirar, o vislumbre, como costuma dizer nosso mestre Italo Luiz Moreira, "UMA POSSIBILIDADE".

Nenhum comentário:

Postar um comentário