TEATRO PARA DANÇAR

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Um Sonho de Liberdade: TCC libertando as asas para voar.

Desde que foi criado, em 2015, o espetáculo "Palhaçada à Brasileira", vem revelando uma arte que se descortina no coração de cada artista do TCC. Descobertas e aventuras. A vida que começa e que vai, aos poucos, moldando um sentido e uma busca mais profunda com a arte de um coletivo organizado e focado. Um espetáculo que nasceu da delicadeza e paixão, para se tornar um grande amor e abrir portas para "Um sonho de liberdade"! Agora, indo para o Rio de Janeiro, no Teatro Municipal Carlos Werneck de Carvalho, o grupo vai mostrar aquilo que tem de melhor. Delicadeza, respeito à arte e afinação em cena!

Sarah Fortes, atriz irreverente e cheia de descobertas no TCC.
Guimarães Rosa, em uma de suas frases monumentais, fala que todo ser humano precisa encontrar algo como "um descanso no meio da loucura". Assim tem sido a rotina do TCC - Teatro Cabofriense de Comédia. Um grupo que junta sucesso e cicatrizes e que faz de cada momento, motivo a mais para dar, sempre, a volta por cima. Ninguém disse que seria fácil e, quando as coisas parecem realmente querer nos lançar no escuro, cada participante do grupo se enche de uma força guerreira e, apenas com atitudes, vão dizendo sutilmente "sim, não é fácil, mas é isso que estamos fazendo e vamos dar o nosso melhor."! 
Composto por 11 integrantes, hoje; o grupo começou, na verdade, com 16 participantes. Tanta coisa mudou em 2 anos, que, às vezes e de forma inconsciente, talvez, as lágrimas apareçam nos olhos de cada um, de forma suave e é de saudade daqueles que partiram para sonhar outros sonhos. Nós estamos por aqui, sonhado nosso sonho e sempre grato a todos os que contribuíram para a construção dessa história. Talvez, por isso, a viagem ao Rio de Janeiro, para a próxima apresentação, está mobilizando amigos que vieram de longe, amigos do Rio de Janeiro e familiares, num exercício que mistura expectativa, emoção e orgulho, afinal, fazemos aquilo que amamos e isso, não é pouco. 
Nos últimos 2 anos, o TCC realizou uma campanha de aproximação com os grandes espaços culturais de Cabo Frio, voltados para teatro: O Garagem, o Usina 4 e o LD, além de dedicar-se, com amor ao OFICENA, no Teatro Municipal de Cabo Frio e abraçar, principalmente e com vigor, as praças, ruas e espaços alternativos da cidade. No bojo da prospecção de mercados para trabalhar, o grupo encontrou, também, a lona "Meu Vizinho Trazpezista", onde está podendo exercer a potência de sua pesquisa voltada para a arte da palhaçaria. No afã de sempre ajudar, participar e construir, o grupo abraçou, também, o  cinema local, participando do principal festival de Cinema da Cidade. Como sua vocação são as artes cênicas, o grupo participou como convidado do FESQ - Festival de Esquetes, e tambémm do Fest Solos onde, exerce parceria constante com os realizadores do evento.
Descobrindo a forma de levar seu trabalho a públicos diversos, o TCC não abre
mão do "Espetáculo da Gratidão", que já faz parte de sua agenda.
No coletivo Cidade de Palhaços, o TCC vem sendo peça chave para ajudar na formação de uma ecologia voltada para a palhaçaria teatral, na cidade. A diretora musical do Grupo, Kéren-Hapuk soma em parceria com a Design Manuela Ellon e os diretores do projeto, para que, de forma sutil, a palhaçaria se espalhe entre todos, através de oficinas de iniciação a esta arte tão singular e que abre perspectivas para novas descobertas e um fôlego a mais para a juventude da Região. 2016 está sendo um ano ímpar para o grupo, que tem que se reinventar a cada instante, criando eventos como o TCCEXTA, um sarau para revelar talentos e promover o encontro entre gerações da arte de Cabo Frio.
No exercício constante da arte, o grupo, não deixa de exercitar aquilo que mais dá sentido à vida. A gratidão. Com tantas batalhas cotidiana para se manter de pé, o grupo encontra tempo para fazer seus "espetáculos da gratidão", levando sua arte para projetos sociais, ocupações e creches em estado de necessidade para construir pontes que possam conectar a essência humana, que, afinal, é o sentido mais pleno da arte. Dia 16 e 17 de julho, no Rio de Janeiro, o TCC levará, ao teatro municipal Carlos Werneck, muito mais do que o currículo de conquista de um dos mais significativos espaços para o Teatro Carioca, lá, vamos dividir com a platéia, sonhos e reflexões sobre nosso fazer teatral.

SERVIÇO:
Espetáculo: Palhaçada à Brasileira
Data: 16 e 17 de Julho
Local: Teatro Carlos Werneck
Hora: 11h.
Endereço: Praia do Flamengo, altura do número 300.

Jiddu Saldanha - Blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário