quinta-feira, 30 de junho de 2011

Os Festivais estão vindo de Vento em Popa!

Desenho de Yuri Vasconcelos - Flagrante do FESQ - Festival de esquetes
de Cabo Frio - RJ.
Uma profusão de festivais estão acontecendo pelo Brasil a fora. Quero começar citando 4 ocorridos no Rio de Janeiro, dos quais, de alguma forma o portal Cinema Possível está direta ou indiretamente ligado. Tendo participado de alguma forma quer seja, fazendo parte do Júri ou contribuindo com críticas para as performances ou fazendo registro fotográfico e/ou em vídeo.
Os festivais de teatro situados no interior do estado do Rio de Janeiro, vivem uma profunda vitalidade, na contramão de todas as estatísticas que atestam falta de verba e apoio de algumas prefeituras locais mas que, com jovens criativos e uma parte da iniciativa privada, mecenas e cúmplices além de vasta mão de obra voluntária, assim tem sido a realidade dos festivais que, neste momento acirrado de capitalismo exacerbado, calcado na exploração do homem pelo homem, o teatro tem buscado e encontrado a sua clareira, ainda que imerso nas trevas da dificuldade.
Segue aqui, as 04 dicas dos festivais onde estaremos, neste primeiro momento de nosso blog onde iremos discutir um teatro possível, dentro das possibilidades e a busca de uma interação com os fazedores da cena no Rio de Janeiro e outros estados também.

FESTIVAL DE ESQUETES DE NITERÓI - Com seu edital prorrogado para se encerrar no dia 06 de julho, está entrando na terceira edição. Quem correr ainda vai ter tempo de conhecer um festival de alto nível que, além de exigir muito na calssificatória dos grupos e espetáculos, faz um acompanhamento crítico dos melhores trabalhos, respaldando-os de forma consistente. Com ótima organização, o festival está sendo considerado um dos melhores do Rio de Janeiro, pela inteligente articulação e primazia na organização.

FESPA - FESTIVAL DE ESQUETES DE SÃO PEDRO DA ALDEIA - O mais novo festival da Região dos Lagos, já nasceu vitorioso, além de ótima organização, conta com o teatro de São Pedro da Aldeia, recém construído e que é um dos mais belos teatros do interior do estado do Rio de Janeiro. O FESPA, sem dúvida, veio pra ficar. E já está com a lista de peças classificadas e é nele que iremos estreiar as críticas de 2011, além de fazermos parte do Júri. Boa sorte a todos os participantes que, com certeza, a partir do dia 01 de Julho, estarão fazendo bonito por lá. O festival terá três noites, encerrando no dia 03, domingo.

CAMARIN DAS ARTES - Ainda não foi divulgada a data do festival Camarim das Artes para 2011. Em 2010 ocorreu a quarta edição do festival que, apesar de algumas dificuldades, tem uma forte característica, a de ajudar o teatro que se desenvolve no interior do estado, com uma equipe classificatória que não é fechada apenas aos grupos da capital.

FESQ - FESTIVAL DE ESQUETES DE CABO FRIO - Um dos mais festejados festivais do Brasil, o FESQ foi o primeiro festival do gênero a oferecer aos grupos uma fortuma crítica pelo trabalho apresentado. Com isto, os grupos de diversas regiões do Brasil que se apresentam no FESQ contam com este diferencial, embora, claro, a idéia tenha se espalhado para outros festivais, o que é muito bom. Com isso, os grupos não epenas concorrem a prêmios mas podem contar com uma reflexão e um estudo mais aprofundado sobre os trabalhos apresentados.
O FESQ, que acontece na cidade de Cabo Frio tem uma vasta rede de voluntários que não deixam a peteca cair, o carisma do festival é tanto que pessoas vêm de outros estados apenas para ajudar a cuidar de evento. Já foram realizadas 8ª Edições do evento. Confira a chamada para o 9º FESQ que acontecerá de 23 a 27 de agosto de 2011. Inscrições abertas, confira o edital AQUI.

Um comentário: