domingo, 9 de agosto de 2015

Um ano de TCC - Teatro Cabofriense de Comédia.

Um ano depois da montagem de sua primeira peça,"Ditadura", um texto de Nathally Amariá e direção de Lauren Christie, Nathally e Keren-Hapuk, o TCC se afirma como grupo e prepara sua nova montagem teatral; a peça "Balaco de Baco" que discute a condição do ator no atual contexto da vida artística do País. Aproveitando o fluxo de construção do grupo, para afirmar seu conceito de "coletivo que não é coletivo".  Sim, o grupo é um coletivo, mas diferentemente dos coletivos tradicionais onde a maioria dos participantes apenas "emprestam o nome" para fazer parte, enquanto dois ou três trabalham, de fato, no TCC - Teatro Cabofriense de comédia, essa relação é inversamente proporcional, o grupo se construiu de forma coletiva mas tem metas que se inspiram na confiança para fazer mudar de mãos, quando necessário, uma atividade que precisa ser resolvida com urgência. Com isso, o grupo se livra da inércia, uma praga que ronda todos os coletivos baseados, exclusivamente e equivocadamente, no afeto.
Sim, existe afeto no TCC, as pessoas se curtem se gostam, andam juntos, mas se o assunto for trabalho, o foco é a produção e a construção do OFÍCIO. E é essa consciência que faz do grupo, um espaço para o crescimento profissional.

Ainda em formação mas já com uma agenda e uma rotina firmada, 
o TCC - Teatro Cabofriense de Comédia, decidiu levar
o teatro a sério. Para isso, vem buscando parcerias e ampliando 
sua agenda de trabalho.
Em busca de conhecimento e sedimentação de um OFÍCIO.

É no OFICENA - Curso Livre de Teatro de Cabo Frio, que os jovens do TCC buscam seu aprendizado e formação como artistas que estão conhecendo o complexo oficio por trás da arte do ator. Mais do que isso, o grupo que compõe o TCC, tem afinidade com o estudo e deixa claro, em suas ações dentro ou fora do curso, que o teatro é sua razão maior para estar no mundo. 
Em 2014, o grupo estudou Técnicas de Butoh, com Thomaz de Aquino, ator e estudioso de Fortaleza - CE, e em 2015 no final de Julho, o TCC foi convidado para fazer parte da vivência "En La barca encontros", onde puderam fazer, com Bruno Peixoto e Anna Fernanda, um mergulho na arte da "lapidação de cenas teatrais", através da vivência e criação de um espetáculo enquanto a troca artística era feita em tempo real.
No dia 13 de Setembro de 2014, uma OFICINA de Butoh, 
umsonho realizado com o professor Thomáz de Aquino, 
dacidade de Fortaleza - CE
Durante os anos de 2014 e 2015, o grupo não parou de produzir. Ensaiou a cena "Eu só liguei pra dizer que te amo" fazendo a primeira apresentação oficial no Espaço Aroeira, iniciando a prática de fazer teatro em espaços diferenciados e não apenas na casa de espetáculos da cidade de Cabo Frio, único teatro da cidade e com uma agenda completamente lotada, tendo que responder à demanda artística da cidade, que não para.
Nos dias 17, 18, 30 e 31 de Janeiro de 2015, o grupo estreou sua primeira peça longa, "Piquenique no Front", de Fernando Arrabal, com direção de Jiddu Saldanha e um elenco formado por Guilherme Costa, posteriormente substituído por Danilo Tavares que somou aos demais atores participantes: Sarah Fortes, Gustavo Vieira, Beatriz Ebecken, Gustavo Vieira e Nathally Amariá.

Kéren-Hapuk e Sarah Fortes, ensaio musical e carinho.
Foto: Manuela Ellon
TCC - Teatro Cabofriense de Comédia, completa um ano lançando seu novo espetáculo no, dia 23 de agosto, no Teatro Municipal.

                     BALACO DE BACO

            Domingo, dia 23 de agosto, às 20h. a peça "BALACO DE BACO", encenada pelo TCC - Teatro Cabofriense de Comédia, estará em cartaz no Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb, em Cabo Frio. Neste trabalho, o grupo reúne seus participantes que se dedicam ao grupo a um ano. Além de atores, contrarregras e produção; o grupo é formado por dramaturgos, músicos, atores e maquiadores, o que facilita um trabalho intenso de criação.
            Dirigido por Jiddu Saldanha, é um espetáculo que: "fala de um grupo teatral que descobre, uma pauta vaga, numa casa de espetáculos e,  aproveita para o mostrar seu repertório às pressas, já que a data está em cima da hora. Sem dinheiro para divulgar e pagar o elenco; o grupo corre como um desesperado para fazer o que pode e tentar ganhar um dinheiro da bilheteria para pagar um figurinista que fugiu para o Rio de Janeiro". Só existe uma saída, mostrar as cenas curtas que o grupo vinha ensaiando sem motivo".
            O TCC - Teatro Cabofriense de Comédia, iniciou sua atividade artística em agosto de 2014, mês que completa um ano de atividade. Fez sua primeira participação pública, com a peça "Ditadura". Seu repertório nasceu da participação intensa em eventos consagrados ao teatro local: Fest Solos, FESQ, e Cenas do OFICENA.
            Posteriormente, o TCC, fez sua primeira montagem de rua, com a peça "Piquenique no Front", de Fernando Arrabal e direção de Jiddu Saldanha. O grupo é formado por Nathally Amariá, Gustavo Vieira, Celso Guimarães, Sarah Fortes, Beatriz Ebecken, Keren-Hapuk, Matheus Neves, Danilo Tavares, Jean Monteiro, Henrique Selani, Duda Machado, Anna Alves e Gabriel Rodrigues Neto.
            O espetáculo "Balaco de Baco" reúne todo o potencial possível do TCC, com atividades assinadas individualmente, pelos talentos do grupo, mas também, e principalmente, com a parceira firmada para o intenso mergulho no fazer teatral. Num certo sentido, o grupo se articula como um coletivo ao mesmo tempo que estimula cada participante a dar o seu melhor, a serviço do espetáculo.

SERVIÇO:
 
ESPETÁCULO: "Balaco de Baco"
LOCAL: Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb
DATA: 23 de agosto - 2015
HORA: 20h.
ENDEREÇO: Rua Aníbal do Vale S/N. Centro - Cabo Frio / RJ
Ingressos: R$ 5,00 - meia e R$ 10,00 inteira.
Comemoração de 1 ano de TCC - Teatro Cabofriense de Comédia.
ELENCO: Nathally Amariá, Gustavo Vieira, Celso Guimarães, Sarah Fortes, Beatriz Ebecken, Keren-Hapuk, Matheus Neves.

Ficha Técnica

TEXTO - Núcleo de Dramaturgia do TCC
DIREÇÃO - Jiddu Saldanha
DIREÇÃO ASSISTENTE - Nathally Amariá
DIREÇÃO MUSICAL - Kéren-Hapuk
FIGURINOS - Gabriel Rodrigues e o grupo.
DESIGN GRÁFICO - Gustavo Vieira
MAQUIAGEM - Beatriz Ebecken
FOTOS - Manuela Ellon e Pedro Brandoff
CONSULTORIA CÊNICA - Bruno Peixoto e Anna Fernanda
ILUMINAÇÃO - Wagner Cabral e Anngley Medeiros
CONTRA REGRA - Jean Monteiro
EQUIPE DE APOIO - Henrique Selani, Jean Monteiro, Danilo Tavares e Duda Machado
ELENCO: Nathally Amariá, Gustavo Vieira, Celso Guimarães, Sarah Fortes, Beatriz Ebecken, Keren-Hapuk, Matheus Neves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário