TEATRO PARA DANÇAR

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Paulo Hugo - A Oficina

Vejo com certo regozijo a iniciativa do jovem ator, 
bonequeiro e contador de histórias, Paulo Hugo, agendado 
para uma oficina de animação num novo point cultural 
da cidade; Casa Ancorada. 

Paulo Hugo, desenvolvimento com o Teatro de Animação.
Paulo Hugo responde por uma das mais sólidas tradições do teatro de animação do estado do Rio de Janeiro. A família de Clarêncio Rodrigues, que tem levado para o Brasil e o mundo, muito da arte do teatro de Bonecos, estimulando um olhar e uma tradição, no mínimo, orientadora de caminhos de grande aprendizado no mundo teatral.
Paulo Hugo, a transmissão de seu olhar para a arte
da animação.
Enquanto me dirigia ao teatro municipal para mais um dia de labuta artística, encontro o "Paulinho", entusiasmado e feliz por ter sido convidado para levar seu experimento estético para quem quiser conhecer mais sobre a arte da animação, por um valor simbólico de apenas R$ 10,00. Eu particularmente acho que Cabo Frio precisa disso. Já que a cidade praticamente não tem investimentos na área teatral, para que um artista possa trabalhar aqui, é ir criando uma demanda no entorno de seu trabalho, aprendendo e ensinando o que sabe e, nesta caso, parabenizo a iniciativa de todos os envolvidos nesta oficina.
Paulo Hugo praticamente nasceu no mundo do teatro de bonecos, ele é a pessoa certa para trocar conhecimentos com a juventude que hoje busca novos conhecimentos e despertamento artístico, através de linguagens diferenciadas. O teatro de animação é um conhecimento tático para o ator. A médio e longo prazo, transforma o ator num ser meticuloso e perceptivo de camadas do fazer teatral que não é possível de outra forma. Todo ator deveria vivenciar um momento com esta linguagem, principalmente aqueles que vivem uma relação com a arte da palhaçaria e da mímica, por exemplo.
Foram muitos os momentos em contato com esta arte em Cabo Frio, quem aqui não esteve no Bonecart? Importante evento ligado à animação e que tem forte tradição na cidade. O Bonecart revelou muitos artistas desta arte, nacionalmente, mas também trouxe profissionais inesquecíveis que ocuparam o palco do Teatro Municipal e levaram essa energia em extensão para o espaço Sorriso Feliz, lugar de formação de berço para o artista Paulo Hugo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário