TEATRO PARA DANÇAR

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

O Inspetor Geral e O Navio Negreiro, são os dois novos espetáculos do OFICENA - Curso Livre de Teatro.

O Inspetor Geral
de Nikolai Gogol

Cena do Inspetor Geral, turma Infanto-Juvenil, OFICENA
2016. Nova Montagem.
Embora seja uma remontagem modificada, o "Inspetor Geral", de Nikolai Gogol, está sendo levado pela turma infanto-juvenil, do OFICENA - 2016. O texto já fora montado em 2014, com a turma da noite e foi revezando com os estudantes até meados de 2016, chegando a 25 apresentações desde o ano que surgiu. O espetáculo já foi apresentado no Teatro Municipal de Cabo Frio, Faculdade Estácio de Sá, Praça São Benedito, Praça da Cidadania, em Cabo Frio e Teatro Municipal de São Pedro da Aldeia.
"O Inspetor Geral" é um clássico da dramaturgia mundial, escrito pelo ucraniano Nikolai Gogol, que, no entanto, é conhecido como dramaturgo russo, por ter escolhido viver e estudar na Rússia Czarista do século XIX. O autor de "O Capote" e "Diário de um Louco", é prestigiado no meio teatral até hoje. Trazer sua obra para o palco de Cabo Frio, não deixa de ser um fato importante para o desenvolvimento do teatro local.
"O Inspetor Geral" conta a história de uma cidadezinha do interior da Rússia, envolvida fortemente com a corrupção dos políticos e que recebe, em forma de boato, o aviso de que um funcionário do Governo Federal virá fazer uma auditoria na cidade. Para receber, no entanto, o tal inspetor, a cidade precisa construir uma aparência de que funciona normalmente, mas as coisas mudam, quando as máscaras começam a cair. O resultado é uma sucessão de erros e fatos pitorescos que vão deixando a cidade numa saia justa, até o final cheio de surpresas.

SERVIÇO:
Texto: O Inspetor Geral
Autor: Nikolai Gogol
Direção: Italo Luiz Moreira, Yuri Vasconcellos e Jiddu Saldanha
Direção Assistente - Nathally Amariá
Produção: OFICENA - Curso Livre de Teatro
Elenco: Alunos do OFICENA 2016.
Data: 30 de outubro de 2016
Local: Teatro Municipal de Cabo Frio
Hora: Sessão dupla às 17h. e 19h.
Valor do ingresso: R$ 5,00



O Navio Negreiro
de Castro Alves

Cena dirigida por 05 diretores, todos alunos do OFICENA . Um projeto de
autonomia, digno de um grande desafio.
O Navio Negreiro
de Castro Alves
Montagem do OFICENA - Curso Livre de Teatro
turma adulta / noite

Considerado um dos mais importantes poemas escrito em Língua Portuguesa, será a terceira montagem oficial dos estudantes do OFICENA, turma da noite. Dessa vez, com uma grande novidade: A montagem é assinada por 5 diretores-alunos do curso, com supervisão de Yuri Vasconcellos, Nathally Amariá e Jiddu Saldanha.
O texto de Castro Alves permanece atual e traz uma profunda reflexão sobre a condição humana, a partir da histórica luta pelo fim da escravidão no Brasil. Quando foi lançado, em 1869, tornou-se foco de grandes discussões abolicionistas e, sem dúvida, teve seu papel no estímulo à extinção do tráfico de escravos negros no Brasil imperial.
Entendendo o momento em que a exclusão social, somada à falta de oportunidade e completamente sem qualquer esperança de futuro aos jovens, a montagem é um exercício pleno de cidadania, conquistado pelos próprios alunos, que resolveram embarcar numa grande viagem estética para a realização de um poema épico em forma de linguagem teatral.
A montagem de "O Navio Negreiro", também faz parte de um projeto de autonomia dentro do OFICENA, onde a pedagogia é exercida de forma a estimular entre os alunos: O canto, a dança, a discussão e a realização independente de suas criações artísticas teatrais. O processo de montagem desse trabalho, levou os alunos por lugares nunca imaginados, de sua sensibilidade e ampliação de suas próprias ferramentas de realização.

SERVIÇO:
Nome: O NAVIO NEGREIRO
Autor: Castro Alves
Direção: Pedro Carvalho, Mario Sales, Mayra Zobrist Rodríguez, Matheus D'Castro e Jorge Rodrigues.
Supervisão: Yuri Vasconcellos, Nathally Amariá e Jiddu Saldanha
Produção: OFICENA - Curso Livre de Teatro
Data: 29 de outubro de 2016
Local: Teatro Municipal de Cabo Frio
Hora: Sessão dupla às 19h. e 21h.
Valor do ingresso: R$ 5,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário