terça-feira, 8 de abril de 2014

OFICENA, primeiros resultados de 2014.

Depois de um ano de 2013 cheio de novidades, descobertas e aprimoramentos, o OFICENA, define, este ano de 2014, o perfil de seus novos espetáculos, desta vez, dando mais autonomia aos alunos, e "jogando" os alunos mais experientes para "cuidar" do espetáculo "Auto da Compadecida", resultando no grupo Entre Palcos, que já está lotando os teatros de nossa região!

CENAS DO OFICENA 2014

É o grande espetáculo preparado pelos alunos do OFICENA - Curso livre de teatro do teatro municipal de Cabo Frio". Estamos abrindo as portas para mostrar o talento dos alunos e consolidar, em forma de cenas curtas, toda a dedicação e entrega durante o processo de aulas, envolvendo inúmeras atividades ligadas ao fazer teatral. É nessa vivência de construção de sua próprias cenas, que os alunos aprendem tudo o que é relacionado a teatro,
NUMA - Núcleo de Maquiagem do OFICENA, a todo o vapor!
através da própria prática do teatro em si.
Este ano o “CENAS DO OFICENA”, traz um diferencial em relação ao ano passado. Os alunos estarão dirigindo os trabalhos, cabendo aos professores Italo Luis Moreira, Marcio Nascimento e Jiddu Saldanha, dar a roupagem do espetáculo como um todo, costurando as cenas, mas coube aos alunos, se reinventarem a cada momento de suas próprias criações.
Aproveitaremos a data, também, para comemorar o primeiro ano de existência do curso de teatro do teatro municipal de Cabo Frio, com o nome de OFICENA. O curso, que já existe a 16 anos, ganhou novo formato a partir de 2013.

CINDERELA, ESTUDO Nº 1.
Alunos da tarde, de 12 a 17 anos.

Alunos de 12 a 17 anos, ensaiando o espetáculo "Cinderela, Estudo nº ". Um ano de dedicação!
É um espetáculo todo inspirado no clássico “Cinderela”, adaptado pelos alunos com arremate dramatúrgico de Ítalo Luis Moreira. A partir de várias pesquisas pessoais, laboratórios de textos e exercícios voltados para a construção da ideia em si, os alunos de 12 a 17 anos, do OFICENA, trabalharam incansavelmente durante um ano, até chegar ao resultado impressionante, que será exibido ao público de Cabo Frio, em duas tardes, dias 12 e 13 de Abril, às 17 horas. Os alunos mergulharam na pesquisa, estudaram, viram vídeos, e se dedicaram à concepção aprofundada da temática envolvida em "Cinderela, estudo nº 1".

Grupo Entre Palcos.

Finalizamos, no dia 13, às 21 horas, um dos momentos mais esperados do ano, para nós, a consolidação do grupo Entre Palcos que, entre "tapas e beijos" está encarando, com muita competência, a difícil tarefa de levar adiante um espetáculo, nascido nas pranchetas do OFICENA, mas assumido, com muita coragem, por um grupo de alunos destemidos, que foram compelidos a criar um grupo de teatro, para que o legado adquirido durante um ano de trabalho e estudo, não ficasse apenas no resultado final de culminância da "sala de aula".
Hoje, o Entre Palcos, aprendeu a segurar um espetáculo e já o leva à cena pela terceira vez. Sendo que, a primeira, ainda como prova final do OFICENA e a segunda vez, com o teatro mais que lotado, em São Pedro da Aldeia e com algumas cenas repaginadas, o grupo se afirmou, aprendendo uma das mais árduas ações de um espetáculo. Substituir atores e lidar com a agenda do elenco, colocando Stand By para levar adiante o espetáculo.

Com o "Auto da Compadecida", o grupo Entre Palcos, estrearam como alunos do OFICENA, debutaram como grupo de
de teatro em São Pedro da Aldeia e agora retornam em grande estilo para o teatro municipal de Cabo Frio.
Outro grande feito do grupo foi o remanejamento de personagem, beneficiando artistas a se jogar em outro papel para garantir a robustez do espetáculo e desenvolver cacife para lidar com o íngreme ofício do teatro. O Entre Palcos está exercitando e aprendendo na prática a lidar com os próprios egos, negociar horários, e vincular compromisso e responsabilidade na hora do "vamos ver"! Até agora, o que percebemos é que o grupo está dando conta do recado e o OFICENA, só ganha com essa "aposta" ousadíssima.

SERVIÇO:
Cenas do oficena 2014: 12 e 13 de abril
"Cinderela, Estudo Nº 1" - Espetaculo infanto juvenil (12 a 17 anos), turno da tarde - dia 12 e 13 de abril às 17h.
"Cenas Curtas" (esquetes escritas e dirigidas pelo Núcleo de Dramaturgia do OFICENA (NUDRA) - dia 12 às 21h.
"Auto da Compadecida", grupo Entre Palcos (primeiro grupo teatral nascido do OFICENA) - dia 13 de abril 21h.

Professores: Italo Luiz Moreira, Jiddu Saldanha, Marcio Nascimento.
Supervisão: Yuri Vasconcelos.

ENTRE NA COMUNIDADE DO GRUPO OFICENA NO FACEBOOK, E FIQUE POR DENTRO DE NOSSAS ATUALIZAÇÕES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário